Eduardo D'Castro
  • Home
  • O que é heráldica?
  • Realizar Pedido
  • Eclesiásticos
  • Sobre
  • Contato
  • Home
  • O que é heráldica?
  • Realizar Pedido
  • Eclesiásticos
  • Sobre
  • Contato
Eduardo Henriques D'Castro
Heráldica Luso-Brasileira
​2017

ARTE COMENTADA: BRASÃO DO SACRO IMPERADOR ROMANO-GERMÂNICO SIGISMUNDO DE LUXEMBURGO

9/21/2015

0 Comentários

 
Imagem
Armas Imperiais de Sigismundo de Luxemburgo. Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Rei da Hungria, da Boêmia, da Germânia, da Croácia e da Itália. Imperador Romano. Composição 1.
Imagem
Armas Imperiais de Sigismundo de Luxemburgo. Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Rei da Hungria, da Boêmia, da Germânia, da Croácia e da Itália. Imperador Romano. Composição 2.
ImagemSigismundo de Luxemburgo, por volta dos 50 anos de idade.
  Sigismundo de Luxemburgo foi, sem dúvidas, um dos Imperadores mais emblemáticos do arquétipo nobre. Filho do Sacro Imperador Romano-Germânico, Carlos IV da Casa de Luxemburgo. Sigismundo subiu ao trono do Sacro Império vagarosamente, com ajuda do pai e do meio-irmão e guardião Venceslau IV, Rei da Germânia e Polônia, subiu ao título de Marquês de Brandenburgo (1). Em seguida, a vida de Sigismundo consistiu em viajar e residir nos países do Sacro Império, onde aprendeu inúmeras línguas e culturas, sendo verdadeiramente um nobre diplomata e cosmopolita para a sua época.  Em Brandenburgo, na Hungria, apaixonou-se pelo país, tornando-se um amante da cultura e costumes de tal modo que o Rei Luís da Hungria o aclamou como seu herdeiro. Finalmente, sua primeira coroação foi em 1387 após a morte do seu pai e seu casamento com Maria filha de Elizabete da Bósnia. Com o decorrer dos anos, tornou-se Rei dos Croatas, Rei dos Romanos, da Germânia, da Boêmia, da Itália e finalmente Sacro Imperador Romano-Germânico.
       A maior parte da história deste imperador está relacionada com a Religião Católica. Foi Sigismundo quem dissolveu os papados dos Papas de Avinhão, Roma e do Antipapa retornando à entidade de um único Papa Romano durante o Concílio de Constança, onde tomou medidas anti protestantes, perseguindo João Wycliffe e Jan Huss Este último, segundo um acalourado debate histórico, foi executado por ordem do próprio Imperador. 
         Durante o Concílio de Constança, reza a lenda, que um cardeal corrigiu ao Imperador quanto a flexão de gênero da palavra "Cisma" em latim, "Schisma", ao qual Sigismundo, emblematicamente responde: "Ora, sou o Imperador do Sacro Império Romano, estou acima da gramática".
        Sigismundo também é aclamado como fundador da famigerada Ordem do Dragão, espécie de ordem de cavalaria a à qual estão investidos todos os seus mais fiéis vassalos comprometidos com a proteção do Imperador. Desta ordem também fez parte o famoso Vlad Dracúl da Valáquia, pai de Vlad Tepes, o Dracúlea e Impalador. 
         Em relação ao Brasil, Sigismundo foi o Imperador que conferiu o título de nobres à família Lynsen Von Dorndorf, seus brasões de armas e o senhorio sobre Dorndorf e Ulm à Zimprecht Linss Von Dorndorf (2). Que foi à Portugal, onde estabeleceu relações diplomáticas e comércio, radicando alguns de seus filhos naquele país, de onde partiram para a Capitania de Pernambuco, onde deram origem à famílias como os Lins através de Sebald Lins e os Oliveira Lêdos e Rodrigues através de Roderich Lins, bisavô de Teodósio de Oliveira Lêdo e Pascácio de Oliveira Lêdo, Capitães-mores da colonização da Capitania da Parahyba.
         As armas imperiais de Sigismundo foram as mesmas usadas desde a dinastia Hohenstaufen, iniciada em 1138. Uma águia de negro, membrada, armada e bicada de gules, sobre um fundo ouro. Posteriormente, especula-se, que durante o Império de Sigismundo teria surgido a águia bicéfala como símbolo imperial. Embora plenamente adotada apenas por Frederico III, O Pacífico. Porém, nesta composição, adotei a Coroa Imperial do Sacro Império Romano-Germânico em sua forma heráldica, exatamente a mesma do Império Austro-Húngaro, conforme a foto. Tendo em vista que na maioria das representações, Sigismundo não aparece com a coroa de São Venceslau, típica dos reis da Boêmia, talvez para diferenciar-se de seu irmão que já se chamava Venceslau. 
      Outro brasão usado por Sigismundo é o brasão da Hungria e da Boêmia que, na literatura do tema, hora aparecem esquartelados, hora partidos. Aqui, adotou-se a forma partida. 
      Por fim, também elaborei uma composição de armas imperiais semelhantes às usadas pela Casa de Habsburgo com o escudete sobre o peito da águia para afirmar domínio familiar sobre uma região de acordo com o costume germânico. Neste caso ao invés do escudete dos Habsburgos, usei o brasão de Sigismundo da Hungria e Boêmia, pontos de forte apoio durante seu domínio. Seguem as descrições:

Composição 1: De ôr, uma águia de sable, membrada, armada e bicada de gules. Uma Coroa Imperial do Sacro Império Romano-Germânico;

Composição 2: De ôr, uma águia de sable, membrada, armada e bicada de gules. Um escudete partido, primeiro de argent com quatro faixas de gules, segundo da última com um leão de argent rampante e coroado de ôr. Uma Coroa Imperial do Sacro Império Romano-Germânico.

Notas:

(1) - O título correto é "Margrave", usado pelos príncipes do Sacro Império, porém sem tradução literal para o português;
(2) - Na tradição lusitana, os nomes dos Linss ou Lynsen foram traduzidos para:
Zimprecht - Simperto Lins;
Sibald: Tibaldo ou Cebaldo Lins;
Roderich: Rodrigo Lins (este usou também para seus filhos o sobrenome Rodrigues);
Hans: João Lins.

Imagem
Armas de Sigismundo. Partido, I-Hungria, II-Boêmia.
Imagem
Coroa Imperial, do Império Austro-Húngaro e do Sacro Império Romano-Germânico.
Imagem
Coroa de São Venceslau.
Imagem
Brasão da Boêmia com a Coroa Heráldica de São Venceslau.
Imagem
Representação do Concílio de Constança com Sigismundo ao fundo.
Imagem
Vlad II, O Dragão. Incorporou este nome e a imagem do dragão por orgulho de pertencer a Ordem de proteção do Imperador contra o Império Turco-Otomano.
Imagem
Vlad III, O Drácula (filho do dragão), o Impalador. Filho do Vlad II.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Blogs e Sites amigos

    Feed RSS

    Imagem
    Retalhos Históricos de Campina Grande
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Home
  • O que é heráldica?
  • Realizar Pedido
  • Eclesiásticos
  • Sobre
  • Contato